FAÇA UMA REDE
LINKS FAQ DOWNLOADS FAÇA VOCÊ MESMO BUSCA NO SITE

 

Coloque dois computadores em rede.

 

Material necessário:

2 placas de rede (ISA ou PCI);

1 cabo de par trançado "cross";

2 computadores;

Disquetes com os drivers das placas;

CD do Windows 95 ou 98;

Chave de fenda.

            O procedimento descrito nesta página serve para construir uma rede para ligar somente dois computadores. Para incluir outras máquinas, será necessário utilizar um hub e cabos de par trançado normais, neste caso os computadores seriam conectados no hub.

            Para fazer a montagem física, abra o gabinete de um dos computadores, escolha um slot ISA ou PCI (dependendo do tipo de placa que você adiquiriu) e encaixe a placa firmemente. Fixe-a com um parafuso e feche o gabinete. Repita a operação com o segundo computador. Em seguida, conecte o cabo a cada um dos computadores. Estruturalmente a rede está pronta, faltando apenas a configuração do software.

            Ao ligar cada uma das máquinas, o Windows deverá detectar a placa de rede e instalar o driver adequado a partir do CD do sistema operacional. Caso isso não aconteça, indique ao Windows que tem o driver no disquete fornecido pelo fabricante. Se a placa utilizada não for "Plug and Play", não será reconhecida pelo Windows. Nesse caso, acione a opção "Adicionar Novo Hardware", no "Painel de Controle". Siga os passos do assistente e indique o tipo de hardware (adaptadores de rede) e o fabricante. Depois coloque o disquete com o driver e clique no botão "com disco". Ao instalar o driver, o Windows também adiciona protocolos de rede. Faça isso nos dois computadores.

            No "Painel de Controle", opção "Rede", ative a orelha "Configuração". Clique no botão "Compartilhamento de Impressão e Arquivos". Na caixa de diálogo que surge, ligue as duas opções. Passe para a orelha "Identificação". Dê um nome para o computador e outro para o grupo de trabalho (este deve ser o mesmo nas duas máquinas). Agora, clique com o botão direito do mouse no ícone do drive C e escolha "Propriedades". Acesse a orelha "Compartilhamento", clique na opção "Compartilhado Como" e, em "Nome do Compartilhamento", escreva algo como "Disco C". Repita esse processo nos dois computadores. Pronto, sua rede está funcionando.

 

Cabo de par trançado cross

        Normalmente, quando um cabo de par trançado tem nas extremidades dois conectores RJ-45, cada um dos oito fios do cabo deve estar ligado ao mesmo encaixe, nas duas pontas. Esse é o cabo comum. Para reconhecê-lo, basta colocar os dois terminais lado a lado e observar que os fios ficam exatamente na mesma posição.
        Ao adquirir cabos no mercado, você provavelmente vai encontrá-los na versão com quatro pares. No entanto, o cabo de par trançado cross precizamos apenas de dois pares. No cabo comum, os pinos 1,2,3 e 6 de um conector estão ligados aos pinos 1,2,3 e 6 do outro conector respectivamente. No cabo cross, o cruzamento funciona com a seguinte fórmula: 1-3, 2-6, 3-1, 6-2. A inversão sinaliza que você está ligando dois equipamentos do mesmo tipo (dois computadores, dois hubs, etc...). Quando se usa um hub para interligar os computadores, esta inversão não é necessária.

Volta ao início

 

Se você  deseja obter suporte técnico, enviar sugestões, 
ou relatar bugs
,  contate-nos por e-mail:
email.gif (1676 bytes)